segunda-feira, janeiro 23, 2012

"Enquanto o tempo acelera e pede pressa..."



"Eu achava que Renato Russo ia salvar minha vida"
"Não sei se a arte nos deve salvar, mas tenho a certeza de que pode nos
conduzir ao melhor que há em nós, para que não desperdicemos a vida"
v. h. mãe - Paraty (RJ) - 2011


Este post está equidistante entre o que virá e o que passou. Ou seja, trata da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) quase seis meses antes das datas já anunciadas pelos organizadores (4 a 8 de julho) e resgata algumas lembranças da última edição quase seis meses após o fim da mesma.


A razão, ou melhor, a motivação, é que só agora encontrei o registro do momento em que o escritor português valter hugo mãe lê o texto que escreveu especialmente para o evento com a finalidade de explicar sua relação com o Brasil. Seguramente, um dos momentos mais aplaudidos em 2011. (Se ao tentar assistir o vídeo abaixo, aqui mesmo no blog, o som estiver baixo, veja-o diretamente no youtube clicando aqui)






Procurando pelo vídeo, acabei sabendo que o primeiro autor confirmado para aportar na cidade histórica do litoral fluminense este ano é o inglês Ian McEwan, de Reparação (adaptado com sucesso para o cinema) e do recente Solar. Será a segunda vez de McEwan em Paraty. A primeira foi em 2004, ano em que por lá também estiveram Rosa Montero, Paul Auster, Miguel Sousa Tavares, Martin Amis, Margaret Atwood, Agualusa, entre muitos outros, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes. Bom ano.


E aí, revirando minhas coisas, achei três vídeos esquecidos desde julho de 2011. Não os publiquei na época devido a qualidade das imagens terem ficado ruim (sobretudo o último, de dois argentinos que atrairam atenção tocando em plena rua. Embora não dê para ver nada, gostei tanto da voz da cantora que achei que também valia a pena reproduzí-lo Suponho que se chamam Soledad e Juan Manoel, mas perdi as minhas anotações). Contudo, agora estão aqui.



Nenhum comentário: