sexta-feira, março 16, 2012

O pensamento de um dos passageiros da "Locomotiva" Progressista Brasileira

165 moradores de rua foram mortos no país desde abril de 2011

De abril de 2011 à semana passada, 165 moradores de rua foram mortos no Brasil. O número foi divulgado hoje (15) pelo Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDDH) e representa ao menos uma morte a cada dois dias.

Segundo a coordenadora do centro, Karina Vieira Alves, as investigações policiais de 113 destes casos não avançaram e ninguém foi identificado e responsabilizado pelos homicídios. O CNDDH também registrou 35 tentativas de homicídios, além de vários casos de lesão corporal.



Eis a opinião de um leitor da Folha de S.Paulo sobre o assunto:

(Estudo a partir do retrato do papa Inocêncio X de Velázquez - Francis Bacon)

"Ótimo! Bom começo! Agora, só falta fixar o objetivo de tê-los [moradores de rua] todos na horizontal antes do final de 2012. Afinal, morador de rua serve exatamente para quê? alguem aí arrisca um palpite? Rua é lugar de passagem, não é residência, nem moradia: o termo está impróprio e o sujeito em questão deveria voltar a ser designado como "vadjio ou vaghabwndo", como desde o início dos tempos e em todo o mundo! Podem acabar com êles ou pelo óbito compulsório, ou pela concentração dêles em fazendas reabilitação". Caio Márcio Rodrigues - SP



Evidentemente, a Folha não é responsável pela opinião de seus leitores. A questão é que,  eu, que sou leigo, vejo na mensagem acima elementos que poderiam caracterizar ao menos dois crimes: incitação à violência e discriminação. Estando eu correto, o site deveria reproduzir este tipo de pensamento? Deixar de publicar a manifestação do leitor seria censura? 

Nenhum comentário: