quinta-feira, agosto 23, 2012

Contestando a tirania do automóvel



Vai viajar? Se estiver à procura de algo leve para ler durante o trajeto, dê uma chance à edição especial da revista Vida Simples (R$ 13), dedicada às bicicletas como meio de transporte para deslocamentos curtos e objeto de desfrute e redescobrimento das nossas cidades. 

Sob o mote `De Bike É Mais Gostoso´, a revista sugere que a vida sobre duas rodas pode ser muito mais saudável (para o usuário e para o planeta), prazerosa e divertida que dentro de um automóvel poluente incapaz de nos levar rapidamente através dos congestionamentos das médias e grandes cidades. Para ciclistas, cicloativistas ou qualquer pessoa consciente de que os tempos são outros e o mundo não vai comportar que cada indivíduo saia por aí, isolado do restante do mundo, sentido-se protegido dentro de seu bólido de 5 toneladas de aço e plástico. Isso para não falar da forma como a indústria automobilística, com sua bem-sucedida publicidade, se impôs a governos e à própria cultura ocidental.

E aí, se o assunto sensibilizar e quiser ir além, vale a leitura do livro Apocalipse Motorizado - A Tirania do Automóvel em um Planeta Poluído, publicado no Brasil pela Editora Conrad, como parte da coleção Baderna.    

"Não vou aqui propor mais uma destas tediosas campanhas moralistas, no entanto, é muito mais do que urgente chamar a atenção para o fato de que a relação da sociedade brasileira com o automóvel é especialmente doentia. Pode ser espantosa a constatação de que boa parte da classe média brasileira investe mais em seus carros que em casa própria, mas ainda mais divertido é ver que esta mesma classe média, que se põe histérica ante a ideia de que o filho adolescente possa ter acesso a um cigarro de maconha ou a um violento vídeo-game, vê com declarado orgulho que o mesmo adolescente "já saiba dirigir" aos 14 ou 15 anos. Como se o carro não fosse algo muito mais perigoso que um baseado. [...] Existe exemplo pior para um país que é líder em acidentes de automóvel que o Grande Prêmio de Fórmula 1? Segundo dados do Ipea, são, no Brasil, pouco mais de 1 milhão de pessoas envolvidas direta ou indiretamente em acidentes de automóvel todos os anos. [...] Quantos têm que se sacrificar para que alguns possam se sentar confortavelmente em seus carros para se aventurarem em vias cada vez mais congestionadas? Por que aceitamos um meio de transporte que causa mais mortes anualmente do que qualquer guerra em curso? Por que devemos nos sujeitar à ditadura das indústrias automobilística e petrolífera? Por que admitir que mais e mais hectares de terra produtiva percam lugar para rodovias asfaltadas?" 

Até recentemente, a cópia digital do livro estava disponível para dowload no seguinte endereço: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/04/417242.shtml

Nenhum comentário: