segunda-feira, setembro 24, 2012

O Brasil começa a conhecer Ellen Oléria


Estava demorando, mas já era de se esperar. Antiquados, paquidérmicos e às voltas com outros interesses que não os artístico-culturais, os veículos tradicionais demoram a captar a energia que se avoluma nos subterrâneos e que, em algum momento, irrompe através dos vasos comunicantes das novas mídias. Pior. Na maioria dos casos, eles retardam que essa fértil `lava´ venha à tona, ocupando o espaço com seus apaniguados e suas invenções. 

Veja o caso da cantora brasiliense Ellen Oléria e de sua comentada apresentação em um novo programa musical global exibido ontem. Há tempos o Semifosco e muita gente que entende do riscado a aponta como uma das maiores revelações musicais dos últimos tempos.

"Devagar, devagarzinho, essa menina vai: ampliar seu fã-clube para além de Brasília, consolidar seu trabalho, fazer sucesso e se firmar como uma das boas surpresas da nossa música. Ellen Oléria está pronta. E, aos poucos, mais gente além do público brasiliense vai descobrindo isso". 

Escrevi isso em junho do ano passado, quando o vídeoclip de Testando estreou na MTV e eu já era fã de carteirinha de Ellen há algum tempo. De lá pra cá, a `negra´ carne-dura só melhorou. A ponto de, hoje, na capital federal, já não ser nem mais vista como uma revelação, mas sim como um dos melhores artistas da música brasileira da atualidade. A Globo e seu público, contudo, ainda não a conhecia, ocupados que estavam com "ai se eu te pego". 

Ontem, contudo, a julgar pela repercussão nas redes sociais, parte da energia sísmica da brasiliense foi captada durante a exibição do programa que tem Ellen entre os candidatos a ser "The Voice" brasileira. Leiam os comentários dos internautas no vídeo da apresentação postado no youtube. "Macapá toda enlouqueceu com essa voz...os bares lotados ficaram estarrecidos". Por que demorou tanto?

Boa forma de entretenimento e, principalmente, de captar dinheiro dos anunciantes, o programa é uma besteira em seu propósito de "descobrir" um novo grande artista. Primeiro porque, como eu já escrevi aqui ao falar sobre o Ídolos de 2009 , "é preciso ser muito ingênuo para acreditar que participar ou até mesmo vencer um programa de auditório baste para transformar alguém na nova estrela da música popular". Depois porque este tipo de programa não "descobre" nada. No máximo ele `amplifica´ o alcance da voz do artista, acelerando seu reconhecimento país a dentro. A própria Ellen, por exemplo, já lançou um elogiado disco que pode ser ouvido de graça na rádio uol, teve videoclips exibidos na MTV e se apresentou em diversas capitais e festivais. 

De qualquer forma, é melhor ocupar a grade com isso que com Big Brother e similares. É melhor para o grande público saber que há artistas como Ellen e outros de seu nível do que ficarmos imaginando que tudo se resume a Ivete Sangalo. Duro é ver Cláudia Leite e Daniel os julgando.

Leia Também:
Basalto Que Emana Dos Seus Poros 
Muitas Ellen Oléria 
Aposta No Futuro

Um comentário:

Anônimo disse...

Clap clap clap.
Falou tudo.