domingo, setembro 02, 2012

O Brasil Profundo Revelado Pelo Verdadeiro Jornalismo Cidadão


Em Patos (PB), os meliantes estão furtando até galinhas de estimação. A vítima mais recentes foi Rafinha, a galinha chique que respondia a seus parentes humanos com sonoros có-có-có.

Rafinha foi levada na surdina, junto com uma panela de pressão, uma bacia de plástico e uma "caçanora" (??) - "troços" de pouco ou nenhum valor para a dona da galinácea, que sentiu mesmo foi a ausência de Rafinha. Sofrendo com a ausência e temendo pela sorte da galinha, sua dona/criadora foi internada em um hospital local, onde se negava inclusive a comer, tamanha sua dor.

Não tardou para a ocorrência ganhar ares de tragédia e chegar às redes sociais e à imprensa paraibana e nacional.



Surgiu então a campanha "Devolvam a Rafinha", capitaneada por semi-celebridades que toparam gravar um comercial pedindo a quem estivesse com a galinha que a devolvesse penada e salva. Sua dona afirmou publicamente que daria R$ 100 a quem trouxesse Rafinha de volta e que, se isso acontecesse, não registraria qualquer queixa contra quem quer que fosse.

Infelizmente, os piores medos dos tantos que acompanharam o desenrolar dos fatos se tornaram realidade. Rafinha foi morta em condições ainda a serem esclarecidas, conforme noticiaram importantes veículos de imprensa, a exemplo do PortalTavares. Suspeita-se que Rafinha pode ter morrido de de depressão.

29/08/2012 às 20h22min

DESFECHO: Galinha Rafinha é encontrada morta
Velório da galinha 'Rafinha' atrai multidão em Patos; 'corpo' é enterrado no cemitério da cidade
Finalmente a galinha Rafinha foi encontrada. Porém, o final desta história não foi nada feliz, pois o animal foi achado morto. Segundo o agente Firmino, da 5ª superintendência de polícia, o acusado de roubar Rafinha foi preso e confessou ter pulado o muro da casa Genecira de Oliveira, dona da ave, e pegou o bicho.
Ele ainda disse que vendeu o animal para um sítio. O dono do local, que não quis se identificar, afirmou que não sabia que a galinha havia sido roubada. Só depois que a história ganhou as redes sociais na internet, o fazendeiro suspeitou da compra e até iria devolver o bicho, porém, a ave havia falecido. Segundo ele, a galinha morreu de tristeza.
Na quarta-feira (28), Rafinha foi velada e enterrada no cemitério São Miguel. Antes, porém, um programa sensacionalista exibiu cenas impactantes dos restos mortais da galinha. O velório de Rafinha atraiu uma multidão de curiosos, desempregados e outros sem mais o que fazer. Frente à repercussão, a polícia civil conseguiu identificar o criminoso, detido por populares quando tentava furtar um saco de feijão de uma mercearia.

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="http://www.youtube.com/embed/vG3hWB8b0Ow?fs=1" width="459"></iframe>

Como não poderia deixar de acontecer, oportunistas de plantão tentaram tirar proveito do lamentável fato que chocou o país.

velório gera discórdia política em Patos


A morte da galinha ‘Rafinha’ não mexeu apenas com as emoções da dona do animal, Genecira Maria. Mexeu também com os ânimos dos adversários políticos em Patos, o prefeito Nabor Vanderley (PMDB) e o candidato a suceder Vanderley, Dinaldo Filho (DEM).
A ida de Vanderley ao polêmico velório do bicho de estimação causou a revolta de seu rival. Filho chamou de “uma aberração” o ‘ato de solidariedade’ prestado por Wanderley. Em sua defesa, o perfeito justificou a presença no velório como “fruto do acaso”, já que não tinha pretensão de ir ao ‘evento fúnebre’.
Entenda o caso - A galinha 'Rafinha' ganhou a mídia local e nacional após um ladrão entrar na residência da Dona Genecira Maria e furtar o animal junto com alguns pertence. Como o animal era de estimação, Dona Genecira e uma filha dela ficaram deseperadas e procuraram os meios de comunicação para apelar ao ladrão que devolvesse o animal, oferecendo até uma recompensa.
Na última quarta-feira  (29), a polícia localizou o ladrão e encontrou 'Rafinha', só que está já havia morrido, de 'tristeza', como afirmam alguns sites do sertão, ou, pelos maus tratos a que ela não estava acostumada, visto que na casa da Dona Genecira "só comia ração selecionada". O bandido revelou que trocou Rafinha por duas pedras de crack em uma localidade, conhecida por “Beco da Corda”, no Bairro da Vitória em Patos.
Em solidariedade a Dona Genecira, um grupo de amigos resolveu fazer um enterro simbólico de 'Rafinha', iniciativa que atraiu mais de mil pessoas ao velório e ao cortejo fúnebre até o cemitério da cidade. O caso inusitado atraiu a atenção da mídia nacional, que esteve na cidade para cobrir o evento.
A história, contudo, ainda não tinha acabado pois, hoje em dia, histórias assim só acabam quando musicadas. 

<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/pgUOBp5IZ3U?fs=1" width="480"></iframe>

Disponibilizado no youtube, o vídeo da música com cenas do velório de Rafinha foi visto por quase 50 mil pessoas em apenas dois dias e virou palco de manifestações xenófobas e de um bate-boca entre detratores e defensores da região Nordeste.






Nenhum comentário: